segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vivo na fé do Filho de Deus

Viver para Deus; novidade de vida, Romanos, 6; 1: Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mais quanto a viver, vive para Deus, em Cristo Jesus.
Por quê?; porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás debaixo da lei, mais debaixo da graça. A lei veio por Moisés, a graça veio por Jesus. Graça significa: favor imerecido. Isto explica que; fomos libertos, não porque merecíamos, mais por graça e misericórdia de quem nos amou e por nós se entregou: (Jesus). Então, temos esta afirmação na palavra de Deus, que temos um libertador que veio para nos tirar das mãos do opressor que nos escravizava e que roubava nossos valores; o seu salário era o jugo, a liberdade eram as algemas que nos prendiam; viseiras que nos cegavam e não nos permitiam vislumbrar uma vida de realizações e de conquistas; um horizonte sem nuvens. Éramos escravos de um rei perverso. Mais na nossa busca por liberdade, por algo que satisfizesse nossas necessidades mais profundas; encontramos um outro senhor, que: abriu as algemas, soltou as amarras, nos libertou, nos deu seu Espírito e nos chamou de amigos. João, 15, 14,15: Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mais tenho-vos chamado de amigos, porque tudo o que ouvi do meu Pai, vos tenho feito conhecer. Olha só, que privilégio nós temos; conhecer o que Deus ensinou para seu filho, e ele passou tudo para nós. Certamente que agora liberto do meu antigo senhor, morrendo para o mundo, vivo para o meu novo senhor; vivo para Deus. Romanos, 6;10: Pois quanto a ter morrido de uma vez, morrer para o pecado, mais quanto a viver, vive para Deus. Morrendo para o mundo e suas paixões, crucificando a carne com suas concupiscências, e ressurgindo para uma nova vida, a vida que Deus planejou para nós, desde o Éden; podemos falar como Paulo em Gálatas, 2;20: Já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mais Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a  na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim (aleluia!)
Explicando: morte a que Paulo se refere em Romanos, 6;11; é a morte do homem do pecado em nossa vida; morte da nossa carne, do nosso Eu. Porque que Paulo usou a palavra morte? Porque quem está morto, não reage a nada, morto não sente nada, morto não faz mal a ninguém, morto não carrega, é carregado pro túmulo, e se não for enterrado, cheira mal, e como fica difícil velar um defunto podre! a gente, já quer logo é se livrar do dito cujo. Assim, acontece com o nosso homem do pecado, quando ele morre em nós; com ele também, morre os desejos carnais, os maus intentos, os vícios, a prostituição, enfim: tudo o que nos impede  de ter uma vida com Deus, uma  vida de vitória contra o reino do mal. Então, este homem do pecado quando morre em nós, tem que ser sepultado, se não: apodrece e fede! E, você me pergunta: como assim? Respondo: Sepultamos este velho homem que morreu em nós, simbolicamente nas águas do batismo, e ressurgimos para uma nova vida, comandada e orientada pelo Espírito de Deus; por isto, foi que Jesus falou para Nicodemos em João, 3;7 necessário vos é nascer de novo. Verso 6: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito, é Espírito. Nascemos duas vezes; uma, quando chegamos ao mundo, e a outra; quando aceitamos a Jesus, e renascemos para uma nova vida. O batismo é um ato simbólico, mais é uma ordem de Jesus, e tão importante, que quando emergimos da água, parece que os céus se abrem como cortina sobre nossas vidas; é um momento único, e que nos envolve quase como uma mágica; a emoção é tão intensa, que não dá para segurar as lágrima, pelo menos, eu me senti assim. É naquele exato momento, que o Espírito Santo vem sobre nós para nos receber e selando a nossa comunhão com o nosso Redentor. Estamos a partir daquele momento, na contabilidade de Deus, fazendo parte da sua família. Em João, 6;63 Jesus fala: O Espírito, é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos digo, são espírito e vida. Quando morremos a matéria se desintegra: volta ao pó, acaba ali, mais o espírito não morre; por isto, é tão importante sermos dirigidos pelo espírito, e não sermos prisioneiros da nossa carne, pois ela não está nem aí para o lado espiritual; isto porque: ela não herdará o reino de Deus. A bíblia diz, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Por este motivo, é que há uma guerra em nosso interior; carne contra espírito e vice-versa.
Paulo declara em Romanos, 7;18: Porque eu sei que na minha carne não habita bem algum: com efeito o querer está em mim , mais não consigo realizar o bem. Verso 19; Porque não faço o bem que quero, mais o mal que não quero, esse faço. Este exemplo que Paulo nos dá, é o que acontece quando não sepultamos de uma vez o nosso defunto do pecado; ou permitimos que ele ressuscite, e aí, não conseguimos fazer o bem que queremos, e fazemos o mal que não queremos. Pense nisto: nosso corpo, é apenas o  que contém nossa alma e espírito; a alma, é a emoção, o intelecto os sentimentos, e.t c  Mais o espírito, é o que contem o princípio ativo, isto é: a  essência
 da vida, pois ele é o sopro de Deus. Aos coríntios, 8;11 nos fala: porque se o Espírito que dos mortos ressuscitou a Jesus, habita em vós, aquele que dos mortos, ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Você sabe porque Deus nos deu espírito de vida? Porque, é com o nosso espírito que o Espírito Santo se comunica, e interage. Por isto, Deus nos fez: espírito, alma e corpo. O homem só se completa quando entende este plano maravilhoso de Deus para nós. Por tudo isto, meu amigo: conheça o seu Criador, e veja o que Ele tem para você. Este mesmo Criador te abençoe e te guarde.
Beijo  no coração.
Elisabeth  Aires  Alves