quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concluindo Esta série de Abraão, a Josué.

Quando eu comecei esta série, iniciei com: filhos da promessa; falando sobre  Abraão, e a promessa de Deus para ele, primeiro dando-lhe um filho na sua velhice, e depois; prometendo para seus herdeiros, uma terra de descanso e de deleites: terra que mana: leite e mel. Então, foi: filho da promessa, segundo:
cumprindo a promessa; primeira e segunda parte, e, por fim, com: Muralhas cairão. Eu, não editei estas páginas contando esta história, apenas porque é uma história fascinante, que prende a nossa atenção do começo ao fim, e conta a saga de um povo. Para mim, é muito mais que isto: Ela me fala, e me faz ver; o quanto Deus é maravilhoso, e, o quanto vale para ele, a fidelidade, e, o compromisso de um servo seu em obedece-lo, e crer nas suas promessas. É por isso, que me propus a utilizar este meio de comunicação; um dos quais, eu tinha verdadeira aversão: nunca gostei, e nunca pensei um dia fazer parte deste público; porém, o desejo, e a obrigação que tenho de falar as pessoas com as quais, nunca seria possível ver e falar, pessoalmente, me moveram, e, me fizeram curvar-me a este meio de comunicação, que abrange todo o planeta para falar a
elas, das minhas experiências com Deus, durante a minha jornada nesta terra,
que sei; não terminará agora: porque, tenho muito que passar, das minhas experiências nesta minha vida cristã. Não tenho nenhum propósito em me promover, porque: tudo o que sei, tudo o que sou, e tudo o que aprendi; foi com o Senhor, o doador de todo o dom perfeito, e toda boa dádiva. Sou apenas uma simples serva do Senhor, desejando ardentemente, que ele seja conhecido, e honrado pelo homem, a quem ele fez para o louvor da sua glória.
Procurei; contar, apenas do Gênesis, até Josué, porque: na verdade, esta história, é muito rica em seu conteúdo, e, seria preciso muitas páginas para falar da riqueza de detalhes que ela exige. Mesmo assim, me reservei o direito,
de falar, na minha limitação: daquilo que me fascina e me enriquece: Os feitos
do meu Deus. Como, eu gostaria que você me entendesse, e que pudesse assimilar, a magnificência deste ser supremo, que é pleno em tudo o que faz!
Certa vez, o Senhor falou a mim: Quando eu traço uma meta para um filho meu,
vou até o fim; porque; sou fiel no que prometo.
Então, aqueles filhos de Israel, iriam atravessar o deserto, em apenas, 40 dias, e já era uma boa caminhada. Mais por causa da sua desobediência, a jornada,
foi prolongada por: 40 anos; este, foi o preço da rebeldia. A incredulidade, mata o sonho, e nos afasta de Deus, e quando nos afastamos de Deus, ficamos expostos aos perigos, somos presas fáceis para o inimigo, e não é isto, que Deus
quer para nós.
No livro de Jeremias, 2; 11, Deus pergunta: Houve alguma nação que trocasse os seus Deuses, posto não serem Deuses ? Toda via o meu povo trocou a sua gloria pelo que é de nenhum proveito.
No verso 13, Por que o meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial das águas vivas, e cavaram cisternas, rotas que não retêm as águas.
Jeremias, 7;22: Porque nunca falei a vossos pais, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de Holocaustos ou sacrifícios.
Verso 23: Mais isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos a minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo: andai, no caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Verso 24: Mais não ouviram, nem inclinaram seus ouvidos, e andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para atrás e não para diante. E, Deus continua falando no verso 25: Desde o dia em que vossos pais saíram do Egito, até hoje; enviei meus servos, e profetas, todos os dias: madrugando e falando, mais não me deram ouvido.
Aquele povo pagou um alto preço por sua desobediência.
Deus sempre teve o cuidado de falar com seus filhos; seja pela sua palavra; viva e eficaz seja, através dos seus servos e profetas.
No livro de Hebreus 1,1 : Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho. Mesmo assim eles não acreditaram: maltrataram os profetas, e ao filho:
pregaram na cruz. Mais Deus, na sua fidelidade e amor, sempre dá uma oportunidade, por que ele e fiel, em tudo que promete. Mesmo que sejamos infiéis; ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. Já negou-se um vez, quando tomou a forma de servo; sendo Senhor.
Veja: quão grande amor, Deus demonstrou pelo seu povo.
E, eu estou falando dos filhos da promessa; quando ele diz em Isaías, 41;verso ,8 :Mais tu Ó Israel, servo meu, e tu ó Jacó, a quem elegi, semente e Abraão meu amigo ? Verso 10: Não temas, porque sou contigo, não te assombres porque eu sou o teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Este amor e esta fidelidade que Deus demonstrou aos filhos de Israel, foi o motivo da fidelidade e da fé de uma única pessoa:Um homem que sem conhecer Deus,
(Mais só de ouvir falar).Creu e foi fiel ao Senhor, e a sua gratidão, o moveu a cada vez que Deus enviava seus anjos para dar-lhe um recado; ele levantava um altar de sacrifícios com louvor e adoração por sua gratidão. E Deus o chamou de : amigo.
Este homem era Abraão. Por amor a Abraão, Deus prometeu abençoa-lo, bem como a sua geração e que Deus foi tão misericordioso e fiel; perdoando o pecado daquele povo, dando sempre uma chance.
II Crônicas, 7;14 : (Deus promete) : E se o meu povo que se chama o pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei a seu pecado , e sararei o sua terra.
Tudo isto, é consequência da fé de um só homem: Abraão. De Abraão, até a nós, veio esta bem- aventurança. Agora : veja o que Deus fez por nós os gentios.
Nos deu o privilégio de sermos seus filhos.
Evangelho de João 1; verso 11: Veio para os que eram seus (Jesus) mais os seus não o receberam. Mais a todos, quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome. O que isto significa ? Que os filhos de Israel, continuaram na sua incredulidade e por está causa, nós os gentios recebemos está graça. Verso 16: E, todos nós recebemos também da sua plenitude e graça por graça. Sabe o que é isto ? Isto, : é graça x graças ! Que nos foi concedida, e nós recebemos. Se Deus perdoou o seu povo,( Os filhos da promessa), pelos quais Jesus ainda não havia morrido, como não nos perdoará se por nós ele derramou o seu sangue ? Mais temos uma condição,  e esta condição requer de nós obediência, fidelidade e compromisso com aquele que nos tirou das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor.
Isto e sério , isto é real. Se por nós valeu o sangue de Jesus o nosso compromisso em ser fiel a Deus, é muito maior e a sua severidade ainda mais que para os seus no passado. Porque agora; não e lei, não e sacrifício de animal: agora é graça, agora é vida e sangue de Jesus derramado por nós.
João 1, verso 17 : Lei ,por Moisés graça por Jesus.
Por tudo isto; dê glória a Deus meu irmão ! Assuma o seu compromisso de honra-lo, ama-lo, reverencia-lo, e  adora-lo. Pois só ele é Deus; e fora dele não a salvação.
Ele, é tão real, como eu, como você e tão necessário como ar que respiramos.

Nos veremos na próxima. O SENHOR te abençoe e te guarde.
Beijo no coração.
Elizabeth Aires Alves