quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Atributos do Espírito Santo

Ele procede do Pai, Evangelho de João,14;26: Mas o Consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o quanto vos tenho dito. João,15;26 diz: Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim (Jesus). Ele convence, João, 16;8: e quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Espírito Santo guia. João, 16;13: Mais quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mais dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele glorifica Jesus, verso 14: Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e os anunciará.



Ele fala. Atos, 13;2: Disse o Espírito Santo, separai-me a Barnabé e a Saulo, para a boa obra que vos tenho chamado. Ele ungi, Atos,10,18: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré, com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem, e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Ele ensina; Lucas, 12;12:Porque na mesma hora, vos ensinará o Espírito Santo o que vos convinha falar.



Ele intercede; Romanos, 8;26: E da mesma maneira também o Espírito ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mais o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.



Ele é o selo de Deus; Efésio, 1;13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele, (Jesus) crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Verso 14; qual é o penhor da nossa herança, para a redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. Comentário: Quando você vai colocar uma carta no correio; você quer que ela chegue ao seu destino, com segurança; então , para ter certeza que ela chegará, você compra o selo, e envia a carta, na certeza que ela chegará, pois existe um recibo, para a segurança. Jesus comprou-nos com o seu sangue, e nos selou com o seu Espírito Santo, a garantia de que fomos comprados, é o selo. Esta é a grande prova, de que pertencemos ao Senhor. Somos selados e marcados com a marca J. C.: Jesus Cristo! (aleluia!) somos propriedade do Senhor, ninguém poderá lançar mão de nós; temos um dono: Jesus.
O Espírito Santo, é como água, João 7;38 Quem crer em mim, como diz as escrituras, rios de água viva correrão do seu ventre. Isto, ele disse do Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem. Porque o Espírito Santo não fora dado por Jesus ainda não ater sido glorificado (não ter subido ao céu) Comentando: Jesus, falou de rios de água, e não apenas de um córrego, ou um filete de água, mais rios. Deus, não nos dá nada por medida. O Espírito Santo, não veio em gotas, mais foi derramado abundantemente, em plenitude e abrangência, para transbordar a nossa vida com este poder sobrenatural que vem de Deus para nós seus filhos. O Espírito Santo levanta, ele levantou Jesus da morte, Romanos, 8;11: E, se o Espírito que dos mortos levantou a Jesus Cristo, também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita, (vivifica, dá nova vida) Ele ungi para pregar, Isaías 61: O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; e enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar, a proclamar a liberdade aos cativos e oprimidos em prisões. Espírito Santo se entristece, Efésios, 4;30: Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Penetra até as profundezas de Deu, 1 aos Coríntios, 2;10: Mais Deus nos revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus
Isto significa que: o Espírito Santo, é o único que nos leva a intimidade de Deus,  e que nos traz a sua intimidade. No livro dos Salmos 25;14 diz: a intimidade do Senhor, é para os que o temem, e Ele lhes fará conhecer os seus segredos. Então: Deus tem segredos a nos revelar, e quem faz isto para nós, é o Espírito Santo.
Espírito Santo, é como fogo; nos aquece não nos deixa ficar presos no frio da alma; ele acende em nós a chama do poder, poder para vencer as tentações; ele não nos deixa morrer no gelo da inercia e do desânimo, mais ascende em nós a chama do  poder
que nos tira do chão e nos coloca na vertical; este poder de como fogo, queimar as impurezas, as palhas secas que nos impedem de ver as possibilidades, ele é como o vento, sopra pra longe as cinzas de nossa vida e deixa só a pureza de um sentimento livre de desânimos e de impotência. Faz com que as nossas vidas tornem-se produtivas e uteis ao reino de Deus. Pede o Espírito, e terás o Espírito; e verás a grande mudança que acontecerá em  tua vida, ele, é dado somente ao que crer, e deseja esta plenitude e este reforço do céu para nós. Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Beijo no coração.
  
Elisabeth  Aires   Alves.