sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Porei em vós, o meu espírito.

Ezequiel, 37: Veio sobre mim a mão do Senhor, e me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale de ossos secos, e me fez andar no meio deles e eram numerosos e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Eu disse: Senhor Jeová, tu sabes. Então me disse: profetiza sobre esses ossos e dizei-lhes: ossos ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o meu espírito e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava, e um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso a seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu carne e estendeu-se pele sobre eles, mais não havia espírito.
Verso, 9: E, Ele me disse: Profetiza ao espírito ó filho do homem, e disse: Assim diz o Senhor Jeová: vem dos quatro ventos ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam! Verso, 10; E profetizei como Ele me deu ordem: então o espírito entrou neles, e viveram; e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Comentário. O quadro que o profeta Ezequiel via através da visão, era desolador; aqueles ossos secos, significavam o povo de Israel, que havia sido expulso de seu país, e andava errante pelo mundo, sem pátria, sem sua identidade, sem sua soberania; errantes pelo mundo como ovelha que não tem pastor. E, Deus usou esta metáfora, para mostrar ao profeta a situação daquele povo; e, convocando o profeta, para através da sua palavra, chamar a existência aquele exército que estava morto. Ele chamou Ezequiel, para executar a sua vontade. Deus, com seu poder poderia fazer aqueles ossos voltarem a vida, num piscar de olhos, sem a interferência de alguém, mais o homem é o seu instrumento, aqui na terra; nem os anjos têm este privilégio; o ministério deles, é de nos ajudar nas batalhas contra os demônios. E Deus perguntou a Ezequiel: Poderão viver estes ossos secos? O profeta dignou-se apenas a responder: Senhor; tu sabes. Então Deus falou: Profetiza vida! (aleluia!) Aqueles ossos tinham recebido nervos, músculos, carne e pele, mais não tinham vida, faltava o espírito, por isso não podiam ficar de pé. Então o profeta clamou: Vem dos quatro ventos ó espírito, e assopra sobre estes ossos! Aqueles ossos, tornaram-se homens e colocaram-se em pé e era um exército grandioso; só depois que receberam o espírito. Jesus disse: o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos disse são espírito e vida. João, 6; 63.
Vou contar-lhe uma experiência que tive há anos atrás: Estava no meu quarto, no momento do louvor, e num segundo me vi em espírito diante da mesma visão de Ezequiel: o vale de ossos secos. Eu, já havia lido sobre esta palavra, mais não havia registro na minha memória, sobre o assunto, mesmo porque; não me chamou a atenção nenhum detalhe; apenas li, porque temos por meta, todos os anos, ler a bíblia de capa a capa. Agora, eu estava ali, tendo aquela visão; não fiquei surpresa, pois não é a primeira vez que o meu espírito vai a certos lugares da história e me faz ver claramente o que narra as escrituras, e isto, só acontece no momento do louvor, e também, não dá para explicar, pois trata-se de coisas que acontecem no mundo do espírito, naturalmente, a mente não entra nesta história, e só entende quem sabe discernir a o lado espiritual.
Só, que agora, o assunto não era Israel, a visão era mesma, a mesma metáfora, mais o Espírito Santo me falava claramente, comparando a igreja de hoje ao vale de ossos secos. E o Senhor me falava enquanto eu via o vale: esta, é a situação da igreja que não tem a plenitude do meu Espírito: vale de ossos secos, ossos separados: igreja dividida; cada um, age como se fosse o dono da verdade, ninguém se entende, não há consenso, muito menos comunhão; meu povo está perdendo tempo precioso em discursos, que não levam a nada; palavras ao vento; e, isto não é o que Jesus pregou e nem o que ele ensinou. O que Jesus pregou, foi o perdão, a tolerança, o amor. Toda a lei, se resume no amor.
Aonde está o amor, alguém sabe, alguém viu? não se prega mais sobre o amor, não se prega mais sobre a volta de Jesus; isto é coisa de fanático! dirão alguns, o negócio agora, é falar sobre prosperidade, você, dá o seu carro e Deus lhe dá um avião, ou: você dá sua casa e Deus lhe dá uma mansão( até rimou) Veja: não é esta a proposta de Deus, não se faz barganha com Deus. Não sou contra, muito pelo contrário, tenho muitas experiências sobre este assunto de semear na casa do Senhor, e na vida de irmãos meus, não tenho conta das vezes que lancei o meu pão sobre as águas, mais quando o Senhor me orienta, porque; quando ele pede o seu Isaque, ele já tem preparado o cordeiro, e você não sacrifica o seu Isaque.
O que o Senhor me fez entender, é que a igreja não tem mais se preocupado em ministrar ao fieis sobre a plenitude do Espírito Santo, quando o apóstolo Paulo, se preocupava tanto, que por onde quer que ele fosse, uma das suas preocupações, era ministrar sobre este Espírito de poder, a ponto de orar com imposição das mãos, para que as pessoas recebessem este reforço do céu, que é uma dádiva de Deus para seus filhos. O Espírito Santo, é quem nos dá consciência de pecado, é ele quem intercede por nós, é ele, quem nos dá sabedoria, revelação, conhecimento, ele, é o desfrute para nós neste mundo tenebroso, é ele quem nos dá condição de amar de perdoar, quem nos ajuda neste processo de santificação, que não é fácil, é ele quem nos ensina a ser humildes, a ser misericordiosos, a ser solidários, a perdoar e a pedir perdão, a amar sem pedir nada em troca, enfim: igreja que tem a plenitude do Espírito Santo, não é prato pra demônio, não fica por refém do diabo. A igreja que está debaixo da autoridade do Espírito do Senhor, orientada e dirigida por este ser tão maravilhoso, é vencedora; o seu pastor não cai em adultério, a esposa do pastor, não é fofoqueira, os membros não disputam lugar de destaques, e não falam mal do irmão, e nesta igreja, o ator principal é Jesus. Esta igreja existe?
Sim: ela existe: Ela, é a igreja invisível de Cristo.
Vem dos quatro ventos ó espírito, e assopra a tua vida, a tua unção, a unção que quebra o jugo, unção de poder, de sabedoria, de conhecimento e de revelação.
Derrama sobre estes ossos secos o teu óleo, a tua água, o teu renovo, o teu fogo abrasador, faz desse vale de morte, um vale fértil, um vale de bênçãos.
Para que o nome de Jesus, seja glorificado através da vida desta igreja, que precisa tanto de um renovo, de uma conscientização de que: sem a plenitude, sem o comando do Espírito Santo, não se vai a lugar nenhum.
Nos veremos na próxima. O Senhor te abençoe e te guarde.
Beijo no coração. Elisabeth Aires Alves.