domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os que seguiram seus líderes de perto. (1º)

A bíblia nos fala de vários personagens que seguiram seus mestres de perto, e eu vou começar por uma história, que me fala ao coração. Fala sobre Elias, e Eliseu. Elias era profeta e Eliseu trabalhava com juntas de bois; certamente; com a terra. Ele sabia sobre a vida de Elias, do seu ministério e dos sinais que o seguiam; certamente, ele tinha grande admiração por Elias; e gostaria de um dia, quem sabe: ter a mesma unção que o profeta tinha e, Deus sabendo disso, e também sabendo que o profeta breve iria ser recolhido, e conhecendo o coração de Eliseu; mandou Elias ungir a Eliseu. I Reis, 19, 19: Partiu pois Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate que andava lavrando com doze juntas de bois, e Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele . Então deixou ele os seus bois e correu após Elias. Verso, 21; voltou por de detrás dele,  tomou uma junta de bois e os matou e deu de comer ao povo que ali estava; então se levantou e seguiu Elias, e o servia (foi ser servo de Elias)
Veja aqui, a conduta de Eliseu: Antes de seguir seu mestre, ele teve o cuidado de alimentar aquele povo que estava; certamente trabalhando com ele. Só então seguiu sua jornada junto a Elias.
Capítulo, 2; 1; Havendo pois o Senhor de elevar Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal; verso, 2; E disse Elias a Eliseu; Fica-te aqui porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu (que já sabia do assunto,) respondeu: vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Verso, 3; Então os filhos dos profetas que estavam em Betel, disseram a Eliseu: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por cima de tua cabeça? e ele disse: eu sei; calai-vos! Elias, ia a Jericó, e disse novamente para Eliseu: fica aqui, que eu vou a Jericó. Mais uma vez ele foi firme e disse: vive o Senhor, e vive a tua alma que não te deixarei. E seguiu com Elias até Jericó. Lá, os moços disseram o mesmo para Eliseu: sabes que o Senhor levará o teu senhor por cima de tua cabeça? Ele respondeu: eu sei; calai-vos!. A terceira e ultima parada, seria o Jordão; e Elias falou a mesma coisa para Eliseu: fica aqui, que eu vou passar o Jordão, mais a resposta foi a mesma: não te deixarei. Ele sabia que seu mestre iria subir ao céu a qualquer minuto, e não queria perder esta oportunidade única; por isso, o motivo de ele mandar os moços se calarem, ele não queria perder um só minuto, ouvindo comentários que poderiam fazê-lo perder aquele momento tão importante e tão singular; era uma chance única.
e, ele queria ver: ao vivo e a cores Elias subir em carros de fogo! Que legal!
Quantas vezes perdemos a nossa bênção, porque ouvimos  pessoas que querem nos tirar do alvo, por pura inveja, e nós caímos na conversa. Não perca tempo com pessoas desse tipo; não conte seus projetos para ninguém! Poucos são os que desejam a nossa vitória, e muitos são os que desejam a nossa derrota.
Quando Elias viu mesmo que não dava para descartar Eliseu, ele falou: tudo bem; se me vires subir, terás o que queres. O que Eliseu queria? A unção que estava sobre Elias. Chegando ao Jordão, a ultima parada, verso, 8; Então Elias tomou a sua capa e feriu as águas e elas se separam. Antes de atravessar o Jordão, Elias fez a ultima tentativa e disse a Eliseu: fica aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão; e a resposta, foi a mesma: não te deixarei. Verso, 9; Sucedeu que; passando eles o Jordão, Elias disse: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E, disse Eliseu: peço-te que haja porção dobrada do teu espírito sobre mim. E disse Elias: coisa dura pediste (dura para Eliseu, porque dali em diante, ele não podia nem ao menos piscar, era preciso atenção redobrada). Disse Elias: se me vires subir, quando for tomado de ti, assim se fará. Verso, 11; E sucedeu que indo eles andando e falando, um carro de fogo com cavalos de fogo, os separou um do outro e Elias subiu ao céu num redemoinho. Verso, 12; O que vendo Eliseu, clamou: meu pai, meu pai, carros de fogo de Israel e seus cavaleiros! E, nunca mais o viu, e travando suas vestes, rasgou em duas partes. 13, também levantou a capa de Elias, que lhe caíra, e voltou-se para a banda do Jordão. Verso, 14; E, tomou a capa de Elias, que lhe caíra  e feriu as águas e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Então feriu as águas e se dividiram para uma e outra banda, e Eliseu passou.
O que me chama a atenção neste episódio, é que Eliseu nunca pediu a unção que estava sobre Elias, enquanto ele estava presente; (ali, na terra) ele só manifestou sua vontade, quando teve a certeza de que seu mestre iria mesmo sair de circulação, então, ele podia assumir o cajado (ministério) de Elias. Estava provado, só queria continuar o ministério, e isto; só depois de Elias subir; não havia em Eliseu, nenhum espírito de competição, ou de soberba; havia sim : humildade, respeito e perseverança, o que é meio difícil de se encontrar hoje em dia. E, Elias sabendo de tudo isto, (ele era profeta) da dedicação do seu discípulo, e da sua fidelidade, da sua disposição em seguir o mesmo caminho, não teve dúvidas; disse a Eliseu: pede o que quiseres! Pede!; era isto que Eliseu queria ouvir: Pede! Se me vires subir, então terás o que queres; que coisa linda! Este, é o galardão de quem segue de perto o seu mestre; é fiel em tudo, sem pedir nada em troca; apenas, na falta dele, seguir com o seu trabalho e cumprir fielmente a sua missão.
continuarei com este assunto, na próxima.
até lá. Beijo no coração. O Senhor te abençoe e te guarde.
Elisabeth Aires Alves.