terça-feira, 4 de outubro de 2011

Não vos deixarei orfãos, voltarei para vós

Antes de deixar este mundo para voltar ao seu lugar de origem, e tendo cumprido fielmente o seu ministério, Jesus teve o cuidado; próprio de um verdadeiro mestre, de interceder ao Pai por seus discípulos. E também dando-lhes suas últimas instruções, preparando-os para enfrentarem as perseguições, e as aflições que viriam contra eles, agora sem a proteção do seu mestre.

E confortando-os com estas palavras, ele promete:

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós. Evangelho de João, 14:18.

Consolo: Assim também vós agora , tendes tristeza, mais outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém poderá tirar. No capítulo, 17;11, Ele fala, ao Pai: Eu não estou mais no mundo; mais eles estão, e eu vou para ti.

Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

Verso 24, Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo.

Verso 25; Pai justo, o mundo não te conheceu; mais eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.( leia todo o capitulo de João 17.)

É a oração mais linda e emocionante que Jesus fez! É como uma despedida temporária, porque ele iria para o pai, mais voltaria para trazer o consoladdor; esta, era a sua promessa, e ele cumpriria fielmente. A alegria que ele falou, era o Espírito Santo no homem interior: o consolador. Por issso ele disse: vós agora tereis tisteza, mais a alegria que vos dou, ninguém poderá tirar. Nenhuma situação, por mais penosa que seja, poderá roubar nossa alegria, pois ele nos foi dada por Jesus e foi plantada no nosso interior; este, é um sentimento só nosso. É por isso que não dependemos de uma situação para sermos felizes; depedemos só deJesus.
E, Ele disse: Não vos deixarei orfãos; voltarei para vós, e nos trouxe o consolador
Depois desta intercessão, ele iria passar suas últimas horas com seus discípulos, ( assim,ele pensava). Ele se angustia, Mateus, 26; 37, ele declara: minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui comigo. Jesus queria em seus últimos momentos; a companhia de seus amigos, seus companheiros de jornada, de ministério.
Era para ser um momento de comunhão com seus amigos antes da hora crucial.
Evangelho de Lucas, 12;50, Ele fala: Importa ser batizado com um certo batismo, e como me angustio, até venha cumprir-se. Em Marcos, 14; 34, minha alma está profundamente triste, até a morte, ficai aqui comigo, e vigiai. No evangelho de João,12;27, Ele exclama: Agora, minha alma está perturbada: e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mais para isto vim a esta hora.

A angustia da véspera!

Evangelho de Lucas,22;15 Ele desabafa pela ultima vez: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça. Jesus queria apenas a presença dos seus amigos; não era pedir muito, para quem foi tão solícito e tão cuidadoso com eles, ensinando todas as coisas, para que pudessem continuar a caminhada. Agora; ele só queria estar com eles, para que aquelas horas, que se seguiam; fossem mais suportáveis. Não era pedir muito: Talvez, uma conversa mais descontraída, traria um pouco de refrigério para quem estava sentindo a angustia da véspera. Por isso, sua insistência, para te-los junto a si. Mas seus discípulos, não estavam preparados, não tinham condição, de pelo menos uma palavra de conforto, ou uma atitude de solidariedade,para com seu mestre.


Então, Jesus chamou três dos que lhe eram mais próximo; e, os levou até o Getsêmani, tornou a falar da sua angustia, e pediu que vigiassem, enquanto ele iria falar com o Pai. E, indo pouco mais adiante, prostrou-se sobre seu rosto, orando e dizendo:


-Meu Pai, se possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mais como tu queres. Quando voltou encontrou os três dormindo. Quer dizer: na hora em que mais Jesus precisou da companhia, do ombro amigo, isto lhe foi negado! Ele que nunca negou nada a ninguém. Seus amigos não tiveram condições de estar presente na hora mais crucial, e mais decisiva da vida de Jesus, o seu mestre, até a presença dos amigos lhe foi negada. Foi preciso um anjo descer do céu, para confortar Jesus. Evangelho de Lucas, 22 verso 43: E apareceu-lhe um anjo do céu, que o con 
fortava, (porque seus discípulos não tiveram condição de faze-lo.) Perderam a oportunidade  de confortar seu mestre na última hora da sua vida.
A angustia da véspera: Jesus sofreu a angustia da véspera, para que nós não tenhamos que sofrer este momento. Não sofra antecipadamente, por uma situação que lhe cause uma expectativa sombria, creia num amanhã sem nuvens; Deus sempre tem um novo alvorecer para seus filhos; se as nuvens aparecerem negras, não perca a esperança; haverá um novo alvorecer, brilhará o sol trazendo consigo a solução. Para isto, ele sofreu e venceu, e cumpriu a promessa; trazendo-nos o consolador, para estar pra sempre conosco, para nos fazer ver as possibilidade, além desta visão terrena. É isto, que nos faz otimistas, é isto que nos faz levantar e andar; pois temos em nosso ser, um consolador que intercede por nós, com gemidos inexprimiveis, e que não nos deixa só em nenhum momento. Não somos orfãos; aleluia! Esta, é uma alegria contagiante, saber que ninguém poderá nos roubar o que nos foi dado por Jesus: A alegria no homem interior. Glória a Deus!
Nos veremos na próxima, o Senhor te abençoi e te guarde.
Beijo no coração.
Elisabaeth  Aires  Alves.