quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cumprindo a Promessa I

Livro de Êxodo, capítulo2, 23. Quando os filhos de Israel estavam no Egito, sendo escravizados debaixo da servidão daquele povo; eles clamaram, e o seu clamor chegou a Deus. Versículo, 4: E ouviu Deus o seu clamor, e o seu gemido por causa da opressão dos egípcios; e lembrou-se do concerto com Abraão,
Isaque e Jacó. Deus, havia feito uma promessa a Abraão, que daria a terra de Canaã a sua geração; agora ele iria cumprir a promessa, que fizera.
Agora, ele libertaria os filhos de Israel, da mão de faraó, rei do Egito; para isso,
ele levantaria um dos seus filhos, cujo nome era: Moisés
Moisés foi criado no palácio de faraó, pela filha do rei. Era um varão valoroso, mais não sabia que era filho de uma hebreia, da linhagem dos filhos de Israel.
Quando soube, e vendo o jugo pesado que seus irmãos suportavam, e vendo um soldado egípcio maltratar um dos seus irmãos, ficou indignado e não teve dúvidas: matou o opressor. Por causa disso, teve que fugir, e foi morar no deserto de Midiã. Lá no deserto, Deus falou com Moisés. (Quando Deus quer falar, ele fala em qualquer lugar) Ele, falou do meio da sarça ardente, através do anjo.
Verso, 6; e disse, e disse: Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.
E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. Verso, 7;
Disse o senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no
Egito, Verso, 8; e desci para livra-lo. (Quando você estiver sendo oprimido, não desanime; creia, que Deus toma as asas de um querubim, e vem em seu socorro). Para livrar seu povo das mãos do opressor, Deus veio via Moisés.
E, para nos livrar da prisão de Satanás, ele veio; via Jesus! (aleluia!).
No verso 10, Deus fala a Moisés: vem agora pois, e eu te enviarei a Faraó.
E, dirás: assim, diz o Senhor, Israel é meu filho, meu primogénito. Eu tenho
dito; deixa ir meu filho, para que me sirva. (que carinho de Deus, quando ele fala de seus filhos!)


No livro de Oséias, capítulo, 11; Deus fala com o mesmo carinho, e mais uma vez declara o seu amor pelos seus filhos. Ele diz:
Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. (Que coisa linda!) Este amor, este carinho, este zelo que que Deus tem pelos seus filhos.
Eu, fico maravilhada. Você, já provou este amor, já sentiu esta emoção? Isto, me deixa em estado de graça!.
Moisés, foi a Faraó várias vezes para que ele deixasse sair o seu povo. Faraó prometia, mas depois se arrependia; foi preciso dizimar todos os primogénitos para que ele resolvesse liberar a saída dos filhos de Deus. E o povo, pode então sair, em busca da promessa de Deus: sua terra prometida.
O primeiro obstáculo, foi: atravessar o mar. Que sufoco! O mar, ali na frente,
Faraó que se arrependeu, foi em perseguição. Então, era: o mar, a frente, Faraó
atrás; que situação! Moisés, pensou: e, agora? Deus respondeu: por que clamas a mim? Diz ao povo, que marche; como assim, senhor: entrar nas águas? Resposta de Deus: Estende a vara sobre o mar, e ordena que se abra, para passar o povo. Moisés levantou sua mão, e deu ordem para que o mar se abrisse.
e o mar obedeceu. O que nos ensina nesta atitude de Deus, é que: em certas
ocasiões, não funciona; ficar chorando, clamando, sem tomarmos atitudes corretas, e em momentos de grandes apertos, quando temos que tomar decisões, nos posicionarmos, nos colocando na vertical, e determinarmos a nossa
vitória. Toda reação, é causada por uma ação: você age, Deus reage.


Esta, é a verdadeira postura de um servo, que confia no poder de um Deus que garante o que promete. Verdade prática: não é pelo muito falar, nem pelo muito clamar, nem pelo joelho pregado ao chão, mas pela posição de quem confia, e sabe que acontecerá, exatamente, como determinamos.


Soldado não luta de joelhos, mais de pé, de arma em punho, sempre vigilante a qualquer ataque do inimigo; estamos sempre de prontidão, para não sermos pegos de surpresa.


De joelhos, meu irmão: só para adorar a Deus; fora disso, é na vertical, de arma em punho. E as armas da nossa milícia não são carnais, mais sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. 11 aos Corintios,10; 4.
Uma pergunta: Quem é o Faraó da sua vida?. Não tenha medo, ele vai morrer no mar.
Olha aí a possibilidade!


A possibilidade de Moisés, era estender a vara sobre o mar,
A possibilidade de Davi, três pedras, de Daniel crer que os leões estavam de boca fechada.
A possibilidade do cego de Jericó, gritar por Jesus, a possibilidade da mulher que tinha um fluxo de sangue: era tocar em Jesus.


E , a sua, qual é?


Não fique parado, ponha a sua fé em ação, e Deus vai agir.
Continuarei, e concluirei esta história maravilhosa da passagem dos filhos de Israel pelo deserto, na próxima postagem.

O Senhor te abençoe e te guarde.
Um beijo no coração. Elisabeth Aires Alves.