domingo, 4 de dezembro de 2011

Mulher Virtuosa, onde encontrar?

Em provérbios, 31, 10, pergunta: Mulher virtuosa quem achará? O seu valor muito excede o de Rubis. Verso 11, O seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará; 12: Ela faz bem, e não mal todos os dias da sua vida; 14: É como navio mercante; de longe traz o seu pão, 15; ainda de noite, se levanta e dá mantimento á sua casa; 26: Abre a sua boca com sabedoria e a lei da beneficiência está na sua língua. Olha pelo governo da sua casa, e não come o pão da preguiça. Levanta-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada, como também seu marido, que a louva dizendo: muitas filhas andam virtuosamente; mais tu de todas és superior. Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mais a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
No livro de I Samuel, 25; nos fala de uma mulher sábia, aquela que edifica a sua casa. Interessante notar, que a Bíblia, não fala do marido sábio, e sim, da mulher sábia. Estou certa de que: no rumo natural da história, o homem é o provedor do lar, e a mulher, é a que segura as pontas, cuidando de tudo com determinação, tendo o controle de qualquer situação, mantendo o ambiente( o lugar onde convive com marido e filhos,) agradável e gostoso de viver. É assim, que eu entendo o que a palavra de Deus nos ensina. Hoje, tudo está diferente; a mulher se igualou , ou tenta igualar-se ao homem, torna-se uma executiva, ou operária, ou varredora de rua, mais ela sente que precisa ajudar no orçamento, e aí, é que as coisas se complicam; porque: não há mais tempo disponível para o lar, não há mais tempo para um papo em família; os filhos, sentem-se cada vez mais só, e vão procurar entre colegas alguma forma de distração, ou nos games da vida, na Internet, e por fim; nas drogas. Eu, sei que: toda regra tem exceção, mais o que estou dizendo, é o que se vê todos os dias: crianças e jovens se suicidando, porque não encontram sentido na vida, porque, a camaradagem em família,o diálogo, o amor; é uma coisa rara; e o cáos se instala na sociedade.
Voltando a I Samuel, 25;2: que nos fala da sabedoria e da estratégia de uma mulher: Abigail. Conta-nos a história: Havia um homem muito poderoso e de muitas possessões de camelos e ovelhas, seu nome: Nabal. E sua mulher era de bom entendimento e formosa; (devia ser um mulheraço!).Seu marido Nabal, era duro, maligno, de más obras, (assim; do tipo: filho de Belial.)
Por aquelas terras, andava Davi, fugindo de Saul, e como estivesse sem alimento, mandou seus servos a casa de Nabal, pedindo comida; isto porque ele e seus homens livraram os trabalhadores de Nabal de um enrascada, então ele achava que o mesmo não lhe negaria seu pedido. Mandou seus homens, com toda a diplomacia, desejando paz,e, que tudo na casa estivesse bem, quer dizer: Davi, mandou o pedido com humildade e sendo um verdadeiro cavalheiro, ele, simplesmente queria só uma coisa: comida. Verso 10; Nabal respondeu aos criados e mandou o recado dizendo: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Tomarei eu o meu pão, a minha água, e as carnes das minhas reses e daria a homens que eu nem sei de onde vem?.
Os homens voltaram e contaram tudo a Davi; ele então, convocou seus homens( quatrocentos) e se armaram, para acertar contas com o Nabal. E é aí, que entra na história a mulher sábia e inteligente: Abigail. Um dos seus moços, lhe contou o que estava rolando, e ela mais que depressa tratou de diplomaticamente, assumir o controle da situação. O moço falou para ela: veja o que pode fazer porque o negócio é sério! Verso, 18: Então se apressou, tomou duzentos pães, dois odres de vinho, um guisado de cinco ovelhas, cinco medidas de trigo tostados e cem cachos de passas, e duzentas pasta de figo passados e pôs sobre o jumento , mandou os servos irem na frente, e ela ia logo atrás, acompanhando tudo. E, não contou nada para o marido; fez tudo na moita, (as escondidas). Verso,23; vendo pois Abigail a Davi, desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi e inclinou-se em terra.